Qua, 23 de junho de 2010
Conhecendo melhor nossa "Santa & Bela Catarina" – a 2ª viagem... 5 de 9: Ala Pucha Tchê!
Escrito por: Rodrigo Martins

O dia começou diferente... Tempo feio, fechado. Uma leve garoa pela manhã indicava frio pela frente. Cada um acordou num horário, sem a pressão de sair cedo como no dia anterior. O café foi dos mais mixurucas da pedalada e cada um comeu solitariamente, com a mente dispersa, sem precisar jogar conversa fora desde cedo... Seu Sérgio madrugou e saiu pra pescar. Bom indicativo de que o coração dele anda muito bem. Talvez a cabeça, não muito - já que sair cedo assim e no frio é de se desconfiar... Vagarosamente ajeitamos nossas tralhas e bocejando, demos reinício a essa nossa viagem insólita...

DIA 5 - DE PRAIA GRANDE À BALNEÁRIO ARROIO DO SILVA PASSANDO POR SOMBRIO (VIA MALDITA 101...) E ARARANGUÁ...

Roberto estava mais resignado em relação aos cânions e nem tocou no assunto. Aliás, hoje todos estavam muito quietos. Próxima parada: Rio Grande do Sul! Distante apenas alguns metros do hotel...

Para lá - o estado vizinho, a querência dos tchês. Terra dos gaudérios faceiros, que nem paisano a meia-guampa! Para onde enrolamos o poncho para atê-lo nos tentos do lombilho. Dos xirus de guaiaca e bombacha palmeando porongo. Estância do Terêncio de lenço, do limpa banco bem bagual! Em vista disso tudo - Bah!...

Como eu amo ser Catarinense!

Sim, e do lado de cá – nossa “Santa e bela Catarina”. O rio é a linha limítrofe entre os dois estados. Santa Catarina separa o Rio Grande do Sul do resto do Brasil. De nada!...

Adeus Praia Grande! Cidade das duas mentiras... Não tem praia e não é grande.

Assim que pegamos a estrada efetivamente - a chuva chegou, e chegou para ficar! A essas alturas não tínhamos idéia do que viria pela frente, mas já posso adiantar – choveu praticamente 100% os cinco dias restantes da pedalada.

Mas por enquanto estava divertido! Um dia ou outro na chuva é até legal... Um dia ou outro.

Poxa... Achamos essa prefeitura tão chinfrim que resolvemos prestigiá-la!

São João do Sul – outro de tantos municípios que nunca ouvimos falar...

Pedalamos por um bom trecho pela BR-101 nesse dia - quase 45 km. Pior que o frio e a chuva, era o insistente vento que soprava contrário ao nosso destino. Por sorte era feriado de alguma coisa e o movimento na estrada estava relativamente tranqüilo. Roberto que havia esquecido os cânions cismou agora em querer ir até Torres no RS. Começou a lengalenga de novo...

A parada providencial para o almoço foi em Sombrio. Estávamos exatamente na metade da pedalada... Entramos no Japonês tremendo de frio. Marcelo (reclamando absurdos da chuva...), Fernando e Roberto se esbaldaram no bufê do restaurante. Segundo eles, foi o melhor almoço da viagem. Rodrigo, insignificante criatura – ficou de castigo na ala das pessoas desfavorecidas para poder cuidar das amadas bicicletas e foi servido de pastel. Com a fome que estava – também achou ser o melhor pastel do mundo.

No finalzinho da tarde, entramos em Araranguá e saímos com vida da BR-101 (logicamente, já que esse post não foi psicografado, nem nada...). Felizes por estarmos inteiros e por não ter mais o vento soprando de frente e empurrando nossas bikes para trás.

Logo em seguida, Balneário Arroio do Silva...

Chegamos no hotel ainda de dia. Esse trecho da viagem, apesar de ser todo asfaltado - exigiu um pouco mais de nossas carcaças. Pedalamos muito tempo com o vento soprando muito forte e de forma antagônica ao nosso destino. Isso sem falar do frio e da chuva... Pedalar na BR-101 e em obras ainda por cima, é um pouco estressante também - o que inconscientemente nos forçou a aumentar o ritmo. Primeiro para sair o quanto antes dessa Highway to Hell, e segundo - para esquentar nossos tremulantes esqueletos... Resultado disso tudo? Chegamos bem cansados! Marcelo reclamou da garganta e Roberto marmanjo, disse que estava com a Maldição Cruciatos*. Sim... constrangedor.

*(Pronunciação: CRU-ci-o ; Descrição: Causa enormes dores físicas por todo o corpo da vitima; Visto/Mencionado: É a Maldição Imperdoável usada por Comensais da Morte e Voldemort para torturar...).

Desnecessário comentar uma piscina dessa, num tempo desse. Mas de qualquer forma - finalmente um hotel bom! Sensacional para os nossos padrões... Nem dava vontade de sair do quarto, mas a fome era grande demais e tivemos que enfrentar a preguiça. Caminhamos, comemos qualquer coisa em qualquer lugar e retornamos para o aconchego de um raro quarto bom de hotel, o quanto antes. Ligamos a TV e ...

ZZZzzZzZZZzzzzzZzzzzz...

Quinta etapa cumprida, molhados e devidamente cansados.