Giro na Serra
Escrito por: Rodrigo Martins em 10/09/2010

Giro na serra... O nome assusta um pouco, pois parece uma daquelas eternas pedaladas morro acima. Eu não sabia que essa parte da região da grande Florianópolis era considerada serra e fiquei inquieto com minha própria ignorância. Resolvi consultar um dicionário - já que não havia nenhum livro de Geografia ao meu alcance. “Cadeia de montanhas”... Achei o conceito vago demais e não contente fui pesquisar nessa tal de internet e me arrependi: muito complexo! Mas aparentemente a região pode ser considerada serra, pois possui escarpas assimétricas com variação de intensidade nos seus declives e as montanhas estão dispostas de forma alinhada. Caso estivessem agrupadas, caracterizaria um maciço, tal qual a nossa pedalada passada - a tal  “Trilha da Antena”. Interessante, já que estou conseguindo fazer parecer chato pedalar pela região. Mas não se deixe enganar, pois a região é perfeita para esses ciclopasseios um pouco mais longos. Após sanada a remota dúvida de Geografia lá dos tempos da 4ª Série, iniciamos a subida da aparente serra. Claro... Não se iluda, não é Lages, São Joaquim ou alguma localidade de altitude parecida. Os morros iniciais são bem suaves, próprio para quem está em processo de acordar ainda em cima da bike...

O início da pedalada é em Santo Amaro da Imperatriz e de lá seguimos rumo a São Pedro de Alcântara passando por Varginha... E, nenhum E.T. foi avistado, diga-se de passagem.

Trecho bacana que infelizmente (para nós ciclistas...) está sendo asfaltado e perderá toda a sua graça.

Basilica di San Pietro (de Alcântara)

Após um belo café da manhã no famoso Bar do Zezo (na pracinha principal e talvez única, de São Pedro), seguimos pela tradicional estrada que liga São Pedro à Angelina. Não há muito o que comer pelo caminho. Ou saia de casa de barriga cheia, ou aproveite a dica: pastel caseiro de carne - muito bom!

Já fizemos esse percurso por tantas vezes que a sensação é de ter decorado as curvas. Fique atento apenas a essa Igreja da foto a seguir. É nessa rua a esquerda que você deve entrar... Se pensar demais na vida e passar por ela como o Fernando, vai ter que voltar e aturar por um bom tempo os sorrisos cínicos dos amigos se segurando para não gargalhar. A não ser, é claro - que você queira ir até Angelina...

Ficamos impressionados com a região. Local de beleza única e de tranquilidade sem igual.

O silêncio foi quebrado apenas uma única vez, pelo ronco passageiro das motocas...

Estava frio, porém menos do que vinha fazendo ultimamente e os constantes aclives ajudaram inclusive a não percebemos essa aparente baixa temperatura.

Até chegar a esse ponto da pedalada, tivemos que subir bastante – mas nenhuma encosta exagerada e todo o trajeto é feito de forma sossegada.

Vá com calma. A região é muito bonita para se contemplar... Além do mais, foi uma das poucas pedaladas que realmente tivemos a sensação de descer mais do que subir. Há, pelo menos, três grandes descidas que garantem a plena diversão do pedal. O vídeo a seguir mostra a última delas, e por ele dá para se ter uma boa noção da região campestre...

Ao chegar lá embaixo, em Águas Mornas, a vontade de imediato é repetir todo o trajeto e fazer novamente a estimulante descida.

E por fim, é só voltar ao ponto de origem, pedalando por um pequeno trecho da 282. Ao todo, pouco mais de 60 km e boa parte desses – descendo! Dos lugares mais bacanas que já pedalamos e vale de verdade a indicação. Nossa gratidão ao Fábio Almeida pela sugestão, do qual inclusive surrupiamos o título deste post... E, num desses charmosos botequim de beira de estrada, onde costumeiramente paramos para tentar a sorte grande e encontrar a sonhada Pepsi de garrafinha de vidro - bem gelada, encontramos essa pérola poética e repassamos com o maior prazer, pois sei que muita gente vai se identificar...

A bem da verdade, é que se eu ler mais uma única vez esse texto inspirador... Acordar cedo para pedalar? Nunca mais...