Saideira de 2009
Escrito por: Rodrigo Martins em 21/12/2009

Oficialmente estamos de férias! De tudo, inclusive das pedaladas. Claro, teve a tal da saideira que foi uma das pedaladas mais tranquilas do ano, já em ritmo de férias. Fizemos alguma coisa parecida com o que o Peixoto sugeriu na trilha Jurerê – Daniela, mas não seguimos a risca. O derradeiro passeio foi por algumas praias do norte da ilha e iniciamos a pedalada na Cachoeira do Bom Jesus, seguindo rumo a Jurerê.

Trecho realmente muito bonito e sequer sabíamos da existência dessa estrada que liga Canasvieiras a Jurerê. Estou começando a acreditar que não conhecemos é nada! desta cidade...

Jurerê Internacional é outro mundo, um lugar para poucos.

É a área mais valorizada da cidade e possui um dos metros quadrados mais caros do Brasil. Se você é assim como nós, apenas um reles plebeu e dentro de sua insignificância ainda ousa sonhar com algo do tipo, aproveite então a mega-sena de fim de ano... 100 milhões! No entanto, se você não nasceu com o forévis virado para a lua, a alternativa então é virar bandido ou entrar para política.

Seguindo adiante, chegamos à praia do Forte. Ali se encontra a bela Fortaleza de São José da Ponta Grossa que no passado integrava a base de defesa da ilha de Santa Catarina contra possível invasão dos vizinhos gaudérios... Infelizmente não adiantou muito.

Uma rápida passagem pela praia da Daniela e já estamos de volta na estrada fazendo o caminho contrário.

Canasvieiras também é outro mundo. Bem menos encantador eu diria... No verão há mais Argentinos que nós terráqueos, por conta disso é bom saber hablar um poquito do mais tosco portunhol para poder se virar.

Está começando o verão e 26° ainda é uma temperatura suportável, até por que o nosso famoso ventu suli não para de soprar. Normalmente até reclamaria, mas depois da baforada de Jaraguá, prometemos nunca mais se queixar dele - apenas torcemos (quase sempre sem sucesso...) para que sopre a nosso favor. E tem que se cuidar! Segundo o “Sundownmetro” ali, mulatos e negros teriam que estar usando FPS 30 nesse dia. Santa Catarina possui um dos maiores índices de câncer de pele do país e todo cuidado é pouco. Ciclistas com pele mais clara - o cuidado deve ser redobrado. No site do INCA há boas orientações.

Então é isso. Foi-se o primeiro ano do “Pedaladas”. Esperamos que de alguma forma nossa idéia se propague e cada vez mais pessoas coloquem suas bikes a rodar. Reconheço que o investimento inicial para adquirir uma boa bicicleta e toda a parafernália inerente a uma pedalada segura é custoso, mas de fato, quem pedala sabe do que estou falando e sabe que vale muito a pena. A não ser que você seja um preguiçoso inveterado, um mandrião crônico - vai por mim: chance de arrependimento: 0%. Ora, e nem vou entrar no mérito dos benefícios físicos, psicológicos, senso de consciência ecológica e blá, blá, blá... Vamos ficar no simples, no pedalar apenas por pedalar... Simplesmente por que é divertido! Foi um ano bom para todos nós e que deixou ótimas lembranças. Acredito piamente que depois de todas essas pedaladas que fizemos, de todos os lugares que passamos e de todas as pessoas que conhecemos... Hoje somos pessoas melhores. Ainda acreditamos no ser humano, com certa desconfiança naturalmente... Que em 2010 Ultraseven continue nos protegendo e que Papai- Noel velho batuta que continua rejeitando os miseráveis – se exploda!

Assim que recuperados da tradicional ressaca de ano-novo, provavelmente regado a muita cidra de R$ 1,99, retornaremos ao batente...

Um Feliz 2010 de muitas pedaladas para todos nós!

Comentários
Seg, 28 de dezembro de 2009
Por: Fábio Ferreira
Boa! Quem sabe em 2010 consiga ingressar nesta equipe!